sábado, 11 de abril de 2009

Cristo: O Deus que se fez criatura humana

Como estamos na Semana Santa, trago aqui uma das mais belas narrativas sobre Cristo feita pelo teólogo franciscano Leonardo Boff na parte final de sua palestra ‘Tempo de Transcendência’, também publicada em livro pela Sextante. Para uma melhor leitura, divido o texto em três partes:

Parte I
“Deus que estava circundando toda a realidade, emergiu no mais pobre, nasceu no meio de animais, se identificou com um crucificado, se fez um esmoler para conseguir o amor de cada um e para tirar as distâncias que possam haver entre os seres humanos. Ele se fez o último dos homens. O Texto diz que ele se fez um verme, se fez um cervo, se fez um escravo de toda humana criatura. Então ele desceu, o mais profundo, foi até os infernos. E quando o Credo diz que Cristo ao morrer foi aos infernos significa: ele desceu até aquela dimensão que nós estamos absolutamente sozinhos, não podemos levar a pessoa amada nem ninguém, que é o nosso momento da morte. Ele desceu até ali, para no fundo nos dizer, 'mesmo que você vá até lá eu estou com você, você não vai sozinho, eu vou junto'. Porque ele desceu tão fundo, pôde subir pro mais alto.
Parte II
E uniu transcendência e imanência, porque Ele que habitava nessa luz inacessível, mergulhou dentro da fragilidade humana: é uma criança que chora, que nasce num presépio, que se faz pão. Que faz o supremo milagre de transformar água em vinho que vem do sangue de Deus. Então tomemos com sumo respeito todo o vinho, ele guarda um mistério dentro. Então Ele desceu, desceu pro mais baixo. E a atitude mais grandiosa do ser humano, na leitura Cristã, é alavercar-se como o bom samaritano sobre o outro caído, o amor que desce. E nós só podemos cair de joelhos com dignidade diante do outro caído, atrás do qual o próprio Deus se esconde. E no entardecer da vida seremos julgados não porque tivemos transcendência, e comungamos tantas vezes, e obedecemos a todos os dogmas, e nos filiamos às igrejas, e fomos bons dizimistas... Não somos julgados por nada disso! Somos julgados por aquele mínimo de amor que tivemos tido pelo sedento, pelo nu, pelo faminto. Quem teve essa transdescendência, escuta as palavras mais benditas: 'Vinde, herdai o Reino'.
Parte III
Então é a presença desse homem concreto, Jesus de Nazaré, homem como nós, que morreu não com um acidente de estrada, atropelado por um dromedário na Palestina, mas que morreu na cruz, num processo de insurgência, porque tomou partido dos pobres, dos humildes, e contestou todas as transcendências religiosas do tempo, e no fundo disse, você é filho e filha de Deus, em você se encontra o absoluto, e por isso que ao amar o outro, se ama a Deus, porque o amor a Deus e o amor ao próximo é um amor só, um movimento só. Não há nada mais grandioso que isso. Então a transparência é poder ver no outro, Deus nascendo, da profundidade de cada pessoa humana. Essa é a singularidade do Cristianismo.”

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lucro da Celpe cresce 40 vezes em 7 anos, diz deputado*


O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) representou a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados na audiência pública sobre o reajuste da conta de luz da Celpe para este ano ocorrida no dia 19/03, no auditório da Universidade Católica de Pernambuco.

O parlamentar protestou contra os aumentos abusivos e afirmou que a Celpe foi a única empresa que teve reajuste positivo no atual período de revisão da tarifa de energia elétrica (5,83%). “Dez empresas tiveram reajuste negativo. A COELBA e a COSERN, que fazem parte do Grupo NEOENERGIA, tiveram reajuste negativo de -13,56% e -8,38, respectivamente” afirmou Eduardo da Fonte.

Outros pontos destacados pelo deputado foram o lucro exorbitante da CELPE que cresceu 40 vezes em 7 anos (de 12.883 para 466.313 milhões de reais) e o fato de a Celpe comprar da TERMOPE a energia mais cara do mercado.

Além disso, o Deputado reclamou dos aumentos abusivos na conta de luz em Pernambuco. Segundo o parlamentar, a Celpe alega que a tarifa de energia é cara porque o pernambucano furta muita energia, e a ANEEL, por sua vez, usa mortalidade e índices sociais como justificativa para aumentar tarifa de energia. Eduardo da Fonte lembrou que a nova tarifa vai embutir, ilegalmente, 16% de supostas perdas da CELPE.

*Do site do deputado Eduardo da Fonte