sexta-feira, 3 de julho de 2009

Educação, escola, sociedade: aprender para quê?

Até a Idade Média, a maioria das pessoas não sabia ler ou escrever. O motivo para isso não era apenas a falta de escolas para ensinar, mas porque ler/escrever não era necessário, pois, em geral, as atividades humanas não estavam organizadas em torno da escrita.
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Nas sociedades modernas, a escrita assume um papel central e as escolas passam a ser as principais agências de letramento. Nelas está depositada a responsabilidade de preparar crianças e jovens para o mundo letrado, do trabalho, da cidadania. Mas isso não acontece em todas as sociedades. Em algumas culturas árabes, por exemplo, a educação tem como função principal a formação religiosa. Nesse contexto, pensar a função e o papel da escola torna-se uma tarefa importante. Lanço algumas perguntas com essa finalidade:
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1. Aprender para quê?
2. Educa-se para a vida, ou para outra coisa?
3. Mas o que é educar para a vida?
4. O que se aprende na escola?
5. Como se aprende na escola?
6. Qual o papel da escola?
7. Que educação queremos?
8. Que educação precisamos?
9. Que educação diferentes indivíduos precisam?
10. De onde vêm os saberes ensinados na escola?
11. Quem escolhe o que tem que ser ensinado?
12. Aprende-se a ler e a escrever porque as sociedades modernas estabeleceram o meio escrito para registrar seus conhecimentos?
13. Sabe-se que ler, escrever, contar e calcular são prerrogativas básicas da escola. O que mais é necessário?
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Arrisco ensaiar uma resposta pelo menos para a primeira pergunta:
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Estudamos para entender como a sociedade funciona, como organiza suas atividades. Estudamos para atuar numa sociedade grafocêntrica, em um mundo organizado em torno da escrita, do papel, do visor eletrônico. Estudarmos para nos tornar algo: ninguém nasce médico, professor, advogado, engenheiro. As pessoas se tornam essas coisas. Constroem suas identidades profissionais. Muitas profissões exigem a passagem pelo mundo letrado, outras pelo mundo da experiência. Estudamos para ampliar nossas escolhas no cardápio de opções que o mundo apresenta.
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E você, se habilita a responder alguma das questões acima?

Um comentário:

Jorge Dantas disse...

Marcelo,

Me arrisco a dizer que o papel da escola é nortear o educando, dando a ele as ferramentas mínimas necessárias para que o mesmo compreenda o mundo em que vive e possa fazer, de modo mais balizado, as suas escolhas.