sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Por que somos tão omissos?

A situação em que se encontram as ruas de nossa cidade é absurda e inadmissível. Diante disto, é inevitável que se pergunte: trata-se de falta de recursos para reparar as vias ou de incapacidade para gerir as finanças públicas pela nova administração? Seriam os buracos reflexo de nossa omissão como cidadãos (ir)responsáveis?

Todos sabemos como nossa cidade tem um trânsito complicado e perigoso, mas o que já era ruim ficou muito pior com o estado deplorável das vias públicas. Apesar do problema, parece que nós, cidadãos comuns, não temos nada a ver com isso. Esse é o nosso maior equívoco.

A situação do município é sim responsabilidade nossa! O prefeito e os vereadores que NÓS elegemos precisam ser chamados à responsabilidade. São simples funcionários públicos e não semi-deuses. Por que não exigimos providências aos gestores e legisladores? Por que nos mobilizamos tanto durante as campanhas políticas e não durante o mandato? Por que nos abaixamos tão facilmente ao comando de manipuladores de pessoas disfarçados de animadores de comícios e não reivindicamos uma cidade melhor para todos?

A cidade é extensão de nossas casas, nosso espaço comum. Não adianta muito ter uma casa confortável se nossas ruas são esburacadas, sujas e inseguras. Precisamos mudar nossa percepção sobre política e sobre os políticos e amadurecer como cidadãos. Nossa responsabilidade não acaba com o voto, pelo contrário, apenas começa com ele.

2 comentários:

Lila disse...

Muito pertinente Marcelo suas palavras, precisamos chamar a responsabilidade dos nososo governantes, pq a nossa cidade está um caos no que se trata de vias publicas, é vergonhoso mesmo.

Anônimo disse...

uma materia de 7 de agosto e ainda tao atual hoje dia 28 de janeiro de 2010.