sexta-feira, 19 de março de 2010

Até quando?


Mais uma vítima fatal do trânsito de Santa Cruz do Capibaribe. Desta vez foi a Srª Maria José Tavares. Para a família, a dor de uma perda irreparável. Para nós, o receio de que poderemos ser a próxima vítima. A pergunta que vem à mente é: de quem é a responsabilidade por mais esta tragédia?

Para o sapientíssimo vereador-presidente Fernando Aragão, talvez a culpa seja dos condutores imprudentes que não olham direito por onde andam. Para o executivo municipal, a culpa é do governo do estado, uma vez que a PE 160 é assunto de sua responsabilidade. Para os demais políticos, talvez a culpa seja da vítima por não ter prestado mais atenção. E assim passa o tempo, mais pessoas morrem e ninguém faz nada, numa atitude de deixa-como-está-para-ver-como-é-que-fica!

Alguns poderiam dizer: “mas a guarda municipal está sendo treinada para disciplinar o trânsito”. Eu digo: só a guarda não é suficiente para resolver a questão se os políticos e a população não fizerem sua parte. Para que se cobre disciplina no trânsito, primeiro é necessário que a administração (seja do município ou do estado, não interessa) ofereça as condições mínimas de segurança como número maior de lombadas, instalação de semáforos e faixas de pedestres, conservação das vias, fiscalização e punição dos infratores (nada disso é feito). Penso que o maior problema não é falta de recursos, haja vista os milhões gastos todo ano com as festas de rua. É falta de vergonha mesmo! Em segundo lugar, é preciso uma mobilização de toda a sociedade - escolas, igrejas, associações de bairro, empresas, etc - para resolver esta questão que afeta a todos.

Até lá, é cada um por si, infelizmente!

Um comentário:

Anônimo disse...

Luto por Mazé. Mulher querida por seus amigos e familiares, nos deixa com o coração partido. Meus pêsames a Seu Otávio, Nalvinha, Neide e Luciana. Acreditem que ela deve estar sendo abençoada pelo Nosso Deus.