quinta-feira, 4 de março de 2010

BR 104: bônus e ônus da duplicação

É consensual que a duplicação da BR 104 trará grandes benefícios para a nossa cidade e região, como o provavel aumento do número de visitantes para o Moda Center. Entretanto, poucas pessoas param para pensar que, ao lado do bônus, há também certo ônus.

Do lado positivo, a duplicação irá encurtar, em cerca de 50%, o tempo de viagem entre Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru e vice-versa, uma ótima notícia para quem reside aqui e precisa ir àquela cidade para estudar, trabalhar, cuidar da saúde ou vender suas mercadorias na feira da sulanca. Outro benefício será a diminuição no número de acidentes, já que a ultrapassagem de veículos é bem mais segura em vias de mão única. Para quem viaja de carro próprio, o trânsito mais livre tornará a viagem mais barata, haja vista a menor necessidade de uso de marchas de força (primeira e segunda marchas), proporcionando uma queda no consumo de combustível e uma dimunuição no desgaste das peças dos veículos.

Das três principais cidades do pólo de confecções (Sta Cruz, Toritama e Caruaru), Caruaru certamente será a mais beneficiada. Ganhará 5 novos viadutos para desafogar seu trânsito. Além disso, terá seu comércio aquecido com consumidores de Santa Cruz e Toritama que se sentirão mais motivados a irem fazer suas compras nos shoppings e lojas da terra do mestre Vitalino. As faculdades locais também devem sofrer alguma perda. Com a viagem mais rápida e segura, muitos vão preferir estudar em Caruaru, com mais opção de cursos. As universidades públicas (UPE e UFPE) também são um grande atrativo para os futuros estudantes univesitários.

Caruaru também se beneficiará com a valorização imobiliária que a duplicação irá proporcionar. Com apenas meia hora (no caso de Santa Cruz) e vinte minutos (no caso de Toritama) de viagem, algumas pessoas com maior poder econômico vão preferir morar em Caruaru – que conta com melhor infra-estrutura, maior opção de lazer, de cultura e de educação escolar/universitária – e vir para cá apenas para cuidar dos negócios.

4 comentários:

Jorge Dantas disse...

Válidas as suas afirmações Marcelo. Creio que precisamos ampliar nossa visão sobre o fato em questão e analisá-lo por diversos ângulos.

Marcelo Clemente disse...

Obrigado por seu comentário, professor Jorge!

Anônimo disse...

Muito bem pontuado, Marcelo. No entanto, acredito que ainda é cedo para se calcular o real pesar do ônus. Da mesma forma que podem ocorrer estas perdas para SCC, podem ocorrer contra Caruaru.

Unknown disse...

Acabo de ler estas afirmações,e digo ainda mais que as pessoas que de uma certa forma não se adaptaram a scc,não vão pensar duas vezes para morar em caruaru.