quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Um projeto louvável

Projeto do Senador do Distrito Federal Cristovam Buarque propõe que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país poderá melhorar de forma considerável. Tal como aconteceu com a Lei Ficha Limpa, o projeto tem chance de ser aprovado se houver pressão da opinião pública. Vamos abraçar mais esta causa!
Clique aqui para conferir a situação atual do projeto.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Nota

Quero dizer aos meus poucos, mas fieis leitores que não tenho publicado minhas charges devido à natural correria de final de ano. Assim que a maré acalmar, voltarei a postá-las.
Grande abraço!

Dependendo da situação, perguntar ofende sim!

Os nossos nobres vereadores foram eleitos pelo povo para representar o povo. Mas eles realmente defendem os interesses de quem? Bem, os nossos é que não são.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dúvidas no ar...

A votação do requerimento que solicitava o adiamento da votação das contas do ex-prefeito deixou algumas perguntas no ar. Dados os acontecimentos durante a última campanha política e as provas explícitas de irregularidades nas contas do ex-prefeito, era certo que os vereadores Diogo Moraes e o imaculado Fernando Aragão votassem desvavoravelmente ao ex-chefe do executivo municipal - deixaram isso bem claro na reunião da semana passada quando usaram a tribuna. Com o fato, algumas questões ficaram no ar:
1. O que fez os dois vereadores voltarem atrás de forma tão repentina?
2. Será que barganharam alguma vantagem, como a benção de Maia para o cabeludo disputar a majoritária em 2012?
3. Será que receberam alguma vantagem financeira em troca?
4. Será que se renderam ao argumento de que era realmente necessário dar mais tempo ao ex-prefeito? (traduzindo: aumentar as chances de o careca garantir sua vaga na câmara federal)
5. Será que a ordem veio de cima pra baixo e os dois acataram mesmo contrariados, expondo-os a uma postura incoerente?
Bom, pelo menos sabemos a resposta para uma coisa: o verdadeiro perdedor desta batalha foi o povo! Disso não temos dúvida.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

sábado, 9 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Deu no +ab: Com mandato ameaçado, Paulo Rubem espera aplicação do Ficha Limpa

"José Augusto Maia, candidato pelo PTB, está lutando na Justiça para ter o direito de fazer parte dos que foram eleitos."

Ler matéria na íntegra
aqui.

Ficha limpíssima?

“Nesta quinta-feira, em entrevista à Rede Globo, José Augusto declarou que teve contas rejeitadas, sim, pelo TCE [6 votos a 0], mas não pela Câmara Municipal, que é quem dá a palavra final sobre o julgamento, confirma a jurisprudência do TSE.
- Pela Câmara, eu sou ficha limpíssima – garante o ex-prefeito.”
/
Ao ler o post acima publicado no blog do Inaldo Sampaio em que o ex- prefeito se declara ficha limpíssima, é bom que se esclareça algumas coisas:

1. A câmara votou sim as contas de Zé, reprovando-as, conforme recomendação do Tribunal de Contas do Estado.

2. Numa manobra muito bem arquitetada, Zé Augusto conseguiu, às vésperas do recesso da câmara, uma liminar expedida pelo Juiz Tito Lívio, anulando a votação dos vereadores, com base na alegação de o ex-prefeito não ter tido chance de ampla defesa.

Trata-se, portanto, de uma descarada distorção dos fatos em benefício próprio, prática costumaz do ex-prefeito.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Condômino, o Moda Center é seu

O Moda Center é um empreendimento PRIVADO, isto é, financiado e mantido através do dinheiro dos condôminos. Não podemos permitir que o parque sirva para fins político-partidários. O Moda Center não é um órgão público, não é uma secretaria do governo municipal, estadual ou federal. Insisto, é uma entidade PRIVADA. Portanto, não é prudente permitir que políticos se aproveitem do patrimônio alheio para se promover e obter vantagens eleitoreiras.

É hoje

Por um Moda Center livre de um síndico que responde na justiça a acusações sérias de corrupção, vote...


POR UM MODA CENTER DECENTE

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Blog do Marcelo Clemente Apóia a chapa 2 para a eleição do Moda Center

POR UM MODA CENTER LIVRE DAS MÃOS DE POLÍTICOS DE PROFISSÃO

Por entender que o Moda Center pertence aos confeccionistas/empresários que financiaram sua construção e não a políticos profissionais, nosso blog fica do lado da coerência e apóia a chapa 2 formada por pessoas idôneas - a maioria delas já engajada na luta pelo desenvolvimento de nossa economia através de entidades como CDL e ASCAP.

sábado, 25 de setembro de 2010

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Moda Center: oportunidade de separar o joio do trigo

O Moda Center, pela primeira vez, pode ficar livre de políticos oportunistas e aproveitadores, mas é necessário que os condôminos façam sua parte. O parque pertence a todos os que financiaram sua construção (os condôminos) e portanto não deve ficar nas mãos de políticos profissionais de conduta duvidosa.

Quem respeita a si mesmo e os outros não vota em político corrupto

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Moda Center: qualidades do novo síndico

Nos últimos dias, o tema eleições da nova diretoria do Moda Center tem ganhado espaço em alguns blogs locais, inclusive com especulações de alguns nomes para o cargo de síndico. Evidentemente que não se trata de um tema qualquer, pois diz respeito ao coração da economia de nossa cidade, uma questão que interessa a todos, mesmo àqueles que não estão diretamente ligados ao conjunto de atividade da confecção. Penso que a escolha do novo síndico deveria ser pautada pelos seguintes critérios:

1. O mais óbvio de todos é que o candidato seja condômino com situação regular (como deve rezar o regimento do condomínio);

2. Um aspecto de extrema importância é a competência/experiência em gestão que o posto requer;

3. Igualmente importante é a idoneidade do gestor, seu passado, seus bons antecedentes;

4. Por fim, penso que o novo síndico deveria ser alguém sem qualquer vínculo direto com a política partidária da cidade, para que o Moda Center não se perpetue como palanque usado para angariar dividendos políticos para ala A ou B. Não devemos nunca esquecer que o Moda Center é um empreendimento “privado”, financiado pelo dinheiro dos condôminos. Não é uma secretaria do governo municipal.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Importante mencionar

Constituição da República Federativa do Brasil

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística

domingo, 22 de agosto de 2010

terça-feira, 17 de agosto de 2010

domingo, 15 de agosto de 2010

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

terça-feira, 20 de julho de 2010

terça-feira, 13 de julho de 2010

domingo, 11 de julho de 2010

sexta-feira, 2 de julho de 2010

segunda-feira, 28 de junho de 2010

quinta-feira, 24 de junho de 2010

terça-feira, 8 de junho de 2010

quarta-feira, 12 de maio de 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

Bom senso?

A administração Toinho do Pará, tida por muitos como a pior da história do município, não acerta uma. Recentemente, numa demonstração de arbitrariedade e autoritarismo, apreendeu a bicicleta de som do popular Cabelo de Ouro simplesmente por este veicular a já famosa paródia que tem como mote o trabalho (ou melhor, a falta dele) do atual prefeito. A mais recente trapalhada da administração local foi colocar duas máquinas de pavimentação em um dos cruzamentos da avenida mais movimentada da cidade, nas proximidades do Hospital Municipal e da padaria Boa Sorte. Se o prefeito pretendia fazer propaganda e mostrar que finalmente vai recuperar o asfalto da 29 de Dezembro, errou feio na estratégia! O mais lamentável é que isso mostra a pobre visão administrativa de quem representa o poder executivo do município.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

sexta-feira, 30 de abril de 2010

sexta-feira, 23 de abril de 2010

segunda-feira, 19 de abril de 2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

sexta-feira, 19 de março de 2010

Até quando?


Mais uma vítima fatal do trânsito de Santa Cruz do Capibaribe. Desta vez foi a Srª Maria José Tavares. Para a família, a dor de uma perda irreparável. Para nós, o receio de que poderemos ser a próxima vítima. A pergunta que vem à mente é: de quem é a responsabilidade por mais esta tragédia?

Para o sapientíssimo vereador-presidente Fernando Aragão, talvez a culpa seja dos condutores imprudentes que não olham direito por onde andam. Para o executivo municipal, a culpa é do governo do estado, uma vez que a PE 160 é assunto de sua responsabilidade. Para os demais políticos, talvez a culpa seja da vítima por não ter prestado mais atenção. E assim passa o tempo, mais pessoas morrem e ninguém faz nada, numa atitude de deixa-como-está-para-ver-como-é-que-fica!

Alguns poderiam dizer: “mas a guarda municipal está sendo treinada para disciplinar o trânsito”. Eu digo: só a guarda não é suficiente para resolver a questão se os políticos e a população não fizerem sua parte. Para que se cobre disciplina no trânsito, primeiro é necessário que a administração (seja do município ou do estado, não interessa) ofereça as condições mínimas de segurança como número maior de lombadas, instalação de semáforos e faixas de pedestres, conservação das vias, fiscalização e punição dos infratores (nada disso é feito). Penso que o maior problema não é falta de recursos, haja vista os milhões gastos todo ano com as festas de rua. É falta de vergonha mesmo! Em segundo lugar, é preciso uma mobilização de toda a sociedade - escolas, igrejas, associações de bairro, empresas, etc - para resolver esta questão que afeta a todos.

Até lá, é cada um por si, infelizmente!

quinta-feira, 4 de março de 2010

BR 104: bônus e ônus da duplicação

É consensual que a duplicação da BR 104 trará grandes benefícios para a nossa cidade e região, como o provavel aumento do número de visitantes para o Moda Center. Entretanto, poucas pessoas param para pensar que, ao lado do bônus, há também certo ônus.

Do lado positivo, a duplicação irá encurtar, em cerca de 50%, o tempo de viagem entre Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru e vice-versa, uma ótima notícia para quem reside aqui e precisa ir àquela cidade para estudar, trabalhar, cuidar da saúde ou vender suas mercadorias na feira da sulanca. Outro benefício será a diminuição no número de acidentes, já que a ultrapassagem de veículos é bem mais segura em vias de mão única. Para quem viaja de carro próprio, o trânsito mais livre tornará a viagem mais barata, haja vista a menor necessidade de uso de marchas de força (primeira e segunda marchas), proporcionando uma queda no consumo de combustível e uma dimunuição no desgaste das peças dos veículos.

Das três principais cidades do pólo de confecções (Sta Cruz, Toritama e Caruaru), Caruaru certamente será a mais beneficiada. Ganhará 5 novos viadutos para desafogar seu trânsito. Além disso, terá seu comércio aquecido com consumidores de Santa Cruz e Toritama que se sentirão mais motivados a irem fazer suas compras nos shoppings e lojas da terra do mestre Vitalino. As faculdades locais também devem sofrer alguma perda. Com a viagem mais rápida e segura, muitos vão preferir estudar em Caruaru, com mais opção de cursos. As universidades públicas (UPE e UFPE) também são um grande atrativo para os futuros estudantes univesitários.

Caruaru também se beneficiará com a valorização imobiliária que a duplicação irá proporcionar. Com apenas meia hora (no caso de Santa Cruz) e vinte minutos (no caso de Toritama) de viagem, algumas pessoas com maior poder econômico vão preferir morar em Caruaru – que conta com melhor infra-estrutura, maior opção de lazer, de cultura e de educação escolar/universitária – e vir para cá apenas para cuidar dos negócios.

terça-feira, 2 de março de 2010

Uma lição de cidadania

O discurso do jovem Fernando na última sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe me alegrou profundamente. Um jovem estudante, morador da periferia esquecida de nossa cidade, dá uma demonstração de civismo e de participação política ativa e extremamente responsável. No alto de sua simplicidade, Fernando representa o grito dos esquecidos, dos anônimos, dos que só têm alguma importância em tempos de eleição.

Assim como na Grécia antiga em que os cidadãos vinham em praça pública argumentar e reivindicar seus direitos, Fernando surge como uma esperança de que nosso município pode amadurecer e mudar politicamente. Seu discurso é um verdadeiro balde de água fria nos políticos em constante estado de hibernação, de sono profundo, de contínua cegueira e inércia. Traduz um ato simbólico, uma mensagem que penetra profundamente em ouvidos surdos para a voz dos anônimos e dos necessitados. Um discurso que deveria entrar para os anais da história de nossa cidade e receber um lugar de honra. Deveria servir de matéria escolar, para ensinar nossas crianças e nossos jovens como reivindicarem seus direitos e serem cidadãos responsáveis por sua rua, seu bairro e sua cidade. Quem sabe assim pudesse surgir mais Fernandos... Nossa cidade certamente não seria a mesma.

Para terminar, parodiando Roberto Carlos eu diria:

“Por isso uma força
Me leva a ‘gritar’
Por isso essa força
Estranha no ar
Por isso é que eu ‘grito’
Não posso parar
Por isso essa voz, essa voz tamanha”
*
Vale a pena conferir o discurso. Veja aqui.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Opinião...

Costuma-se dizer que numa democracia, cada sociedade, cada povo, tem os políticos que merece. Acho também que os políticos que temos refletem o povo que somos.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

O que vem por aí...

Não sou analista político nem vidente, mas me atrevo a fazer algumas previsões sobre parte dos rumos da política partidária local:
1. José Augusto não conseguirá ser eleito deputado federal, mas será o mais votado em Santa Cruz do Capibaribe (meio óbvio, claro).
2. Não conseguindo ser eleito, o careca síndico-locutor-compositor-cantor irá disputar o executivo municipal de 2012 tendo como vice seu sobrinho Ernesto Maia ou o então vereador Deomedes Brito com boas chances de vitória sobre o seu hoje aliado, mas futuro adversário Toinho do Pará e o possível candidato Júnior Gomes. Com uma das piores administrações dos últimos 20 anos, não será difícil para Zé levar a melhor sobre Toinho do Pará, mesmo com todo o poder econômico do irmão do atual prefeito.
3. Ernesto sairá como candidato a Deputado Estadual na disputa de 2014 com o apoio do seu tio Zé.