......No último dia 04 de outubro, a Sociedade Musical Novo Século completou 108 anos de existência. Como uma das instituições mais antigas de Santa Cruz do Capibaribe, pertence ao patrimônio histórico e cultural de nossa cidade. A banda sobrevive pela teimosia e pelo idealismo dos seus membros, liderados pelo seu Presidente, Sérgio Trajano, e regida pelo grande músico e maestro Rubinaldo Catanha.
......Apesar da inegável importância cultural e histórica para o município, a banda não recebe o incentivo e o apoio que merece. Segundo o vice-presidente e professor da banda, Igor Silva, a Novo Século conta com 30 instrumentos, dos quais apenas cinco encontram-se em perfeito estado. Dos atuais 30 integrantes, além de fazerem um trabalho voluntário, 7 deles ainda utilizam instrumentos adquiridos e mantidos com recursos próprios.
......A banda sobrevive da contribuição mensal dos seus 80 sócios (uma importância simbólica de R$ 10,00) e de um importante, mas ainda pequeno e insuficiente repasse da Prefeitura Municipal. Estes recursos mal são suficientes para arcar com as despesas da Sociedade, tais como o pagamento de pessoal (o maestro e o professor de música), a manutenção dos instrumentos (lubrificação, substituição de peças, reparos), a compra de material de escritório (papel, tinta para impressora, etc) e os custos de conservação e funcionamento do prédio (água, luz, material de limpeza, etc).
......A banda centenária ainda enfrenta dificuldades por não ter espaços apropriados para estudos teóricos e ensaios, para aulas e para reuniões. A acústica do prédio é considerada inadequada para o funcionamento de uma banda musical. Além disso, dos poucos móveis que possui, na sua maioria fruto de doações, muitos já apresentam deteriorização pelo uso prolongado.
......A Sociedade Musical Novo Século oferece à comunidade, de forma totalmente gratuita, aulas de música, instrumento e fardamento para os interessados em integrar o grupo de músicos da instituição.
......Penso que as lideranças santa-cruzenses, sobretudo os membros do poder público municipal, têm uma dívida com a banda e uma grande responsabilidade em preservar este que é um dos maiores ícones da nossa cultura e da identidade de nosso povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário