quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lucro da Celpe cresce 40 vezes em 7 anos, diz deputado*


O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) representou a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados na audiência pública sobre o reajuste da conta de luz da Celpe para este ano ocorrida no dia 19/03, no auditório da Universidade Católica de Pernambuco.

O parlamentar protestou contra os aumentos abusivos e afirmou que a Celpe foi a única empresa que teve reajuste positivo no atual período de revisão da tarifa de energia elétrica (5,83%). “Dez empresas tiveram reajuste negativo. A COELBA e a COSERN, que fazem parte do Grupo NEOENERGIA, tiveram reajuste negativo de -13,56% e -8,38, respectivamente” afirmou Eduardo da Fonte.

Outros pontos destacados pelo deputado foram o lucro exorbitante da CELPE que cresceu 40 vezes em 7 anos (de 12.883 para 466.313 milhões de reais) e o fato de a Celpe comprar da TERMOPE a energia mais cara do mercado.

Além disso, o Deputado reclamou dos aumentos abusivos na conta de luz em Pernambuco. Segundo o parlamentar, a Celpe alega que a tarifa de energia é cara porque o pernambucano furta muita energia, e a ANEEL, por sua vez, usa mortalidade e índices sociais como justificativa para aumentar tarifa de energia. Eduardo da Fonte lembrou que a nova tarifa vai embutir, ilegalmente, 16% de supostas perdas da CELPE.

*Do site do deputado Eduardo da Fonte

Nenhum comentário: