sexta-feira, 27 de março de 2009

Meio ambiente e o problema das sacolas plásticas*

As embalagens plásticas, símbolo da sociedade de consumo, podem levar séculos para se decompor e são um dos maiores problemas ambientais da atualidade. Só no ano passado, foram produzidos 18 bilhões de sacos plásticos no Brasil. A maioria só é utilizada uma única vez antes de ser descartada no meio ambiente.

Alguns países já vêm tomando algumas medidas para diminuir a produção destes materiais. Na Alemanha e na China, por exemplo, a lei determina que o consumidor que quiser utilizar sacolas plásticas deve pagar por elas. No Brasil, não há nenhuma lei que regule o uso das sacolas plásticas, mas algumas iniciativas de empresas privadas já começam a surgir.
'
Em algumas padarias de João Envile, Santa Catarina, quem não utilizar sacola ganha 10% de desconto no pão e no leite. A rede de supermercados do Hiper Bom Preço das cidades de Recife e Salvador oferece um desconto de três centavos para cada sacola plástica que o cliente não utilizar. A rede comercializa, a preço de custo (R$ 2,50), uma sacola retornável de algodão. Em um mês de implantação do programa, já houve uma redução de 1 milhão de embalagens de plástico.

*(Artigo produzido com base em matéria publicada em vídeo no Blog Cidades e Soluções. Veja aqui).

Nenhum comentário: