sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Santa Cruz: uma cidade suja

O problema do lixo em Santa Cruz do Capibaribe já vem de longas datas. O fato é que continuamos morando em uma cidade suja. Os varredores de rua são em número muito reduzido, quase não os vemos mais. O sistema de coleta de lixo parece não dar conta da demanda da cidade. No entanto, a administração municipal, seja ela qual for (desse ou daquele grupo político), não consegue resolver o problema da sujeira, do lixo, se a população não cooperar. Falta um pouco de educação (tanto no sentido de instrução formal como de civilidade). Falta criar uma cultura e uma consciência de que a cidade é nossa, um lugar comum, um bem coletivo, a extensão de nossas casas. A administração local tem sua cota de responsabilidade, deve oferecer as condições necessárias para uma cidade limpa com coleta de lixo eficaz, varredores de rua suficientes, cestos de lixo espalhados pela cidade. Mas nada disso adianta se nós, cidadãos, não fizermos nossa parte, e um bom começo seria parar de jogar lixo na rua. Afinal, a cidade, como um espelho, reflete os cidadãos que somos.




3 comentários:

Anônimo disse...

Ei Marcelo,

Falando em cidade suja, amanhã tem Santa Cruz do Capibaribe no Globo Ecologia. O tema? exatamente a questão do lixo... ops... a reciclagem dele...

o programa começa as 6h30mim

abraço

Anônimo disse...

Valeu pela dica, Ulisses!

Anônimo disse...

Discordo com você. A cidade não é suja por si só e nem os varredores são tão poucos. A verdade é que moramos em uma cidade que pessoas sujas e sem educação sujam as ruas e esperam que alguem venha limpar a sua imundice. Imagino como seja as casas dessas mesmas pessoas.