sábado, 13 de setembro de 2008

A escola em crise


A instituição escola está doente. Os sintomas são os mais variados possíveis: relação professor-aluno comprometida, falta de interesse e compromisso dos jovens nos estudos, baixos níveis de aprendizagem, indisciplina generalizada e perda do respeito pelo professor.
......
Os jovens de hoje são muito diferente dos de antigamente, são fruto de uma geração que pregou o liberalismo, que recebeu influência da psicologia, que não concorda com punições e que teme provocar traumas. A mulher que antes era a presença e a referência adulta no lar, acompanhava de perto o dia a dia das crianças, cuidava e educava segundo princípios de conduta que recebeu quando jovem, agora precisa enfrentar longas jornadas de trabalho fora de casa. Como resultado, as crianças hoje passam mais tempo com a televisão, o vídeo-game e a internet do que com os pais. As empregadas domésticas que acabam tendo mais contato com as crianças, não têm autoridade nem legitimação para educá-las.
......
Essa falta de norte, de assistência e de acompanhamento, associada à falta de estabelecimento de limites, influenciam diretamente no comportamento e na formação do caráter dos jovens. O resultado é que hoje não querem mais seguir regras, não entendem que para cada ambiente é necessário um tipo específico de comportamento, não assumem responsabilidades, não têm compromisso com os estudos e nem demonstram respeito com os outros.
...........
Para agravar a situação, há uma tendência das escolas em diminuir cada vez mais a responsabilidade do aluno quando exigem menos dele em avaliações niveladas por baixo, infinitas recuperações paralelas, conselhos de classe, ou adotam o regime de aprovação automática. Para uma cultura em que os alunos só estudam sob pressão, tais medidas são um grande equívoco pedagógico.
................
O professor, que passa mais tempo resolvendo conflitos em sala de aula que efetivamente ensinando, fica perdido, pois não sabe como resolver problemas que extrapolam os limites de sua competência e de suas responsabilidades.
.................
Mudanças precisam ocorrer, é fato. Respostas ainda não temos. Só sabemos que encontrar culpados não ajuda muito. A realidade mudou e precisamos inclusive perguntar se a instituição escolar, tal como a conhecemos hoje, não está com seus dias contados.

Nenhum comentário: