......Nos estudos lingüísticos, o fenômeno do letramento pode ser entendido de duas maneiras bastante distintas. A corrente mais tradicional e mais difundida concebe o letramento como a habilidade de ler e escrever, que vai desde o processo mais mecânico de decodificação da escrita (alfabetização), até a capacidade de extrair sentidos do texto. Essa linha considera o letramento como um processo mental, cognitivo, adquirido por meio da educação formal, principalmente no ambiente escolar.
.......Uma segunda corrente entende o letramento como um conjunto de práticas sociais situadas e específicas que se desenvolvem em diferentes contextos da atividade humana e que atendem a diferentes propósitos.
......Se as atividades humanas são variadas, as práticas sociais que envolvem o uso da escrita também o são, fazendo-nos concluir que não há um letramento, mas vários letramentos. Assim, o letramento que se aprende na escola é apenas um letramento em meio a vários outros. Não lidamos com o texto escrito na escola do mesmo jeito que o utilizamos no trabalho, em casa, na rua, no restaurante, na igreja, no banco, etc.
......À medida que vamos participando de diferentes práticas sócias, vamos tendo a necessidade de usar a língua escrita de diferentes maneiras, daí as expressões letramento acadêmico, letramento midiático, letramento jurídico, letramento eletrônico, letramento burocrático, etc.
......Um indivíduo pode participar de determinados eventos de letramento de maneira proficiente, mas apresentar dificuldades ou até incapacidade de participar de outros, o que torna a idéia de letramento como uma habilidade geral algo bastante insustentável.
Um comentário:
o que eu estava procurando, obrigado
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