terça-feira, 23 de setembro de 2008

Uma grande perda...

Nesta manhã de segunda-feira (22/09/08), recebi, perplexo, a notícia da morte do professor e grande amigo meu, José Nivaldo Pereira Ramos (44 anos). Lembro das nossas longas e prazerosas conversas sobre os mais variados assuntos. Era um homem de fácil convívio, de grande amorosidade, de enorme senso de humor, de muitos amigos.

Fascinado pela busca de conhecimento, procurava entender a vida em sua forma mais profunda e radical. Lia sobre tudo, Ciência, Política, Economia, História, Religião, Tecnologia, Filosofia, e sobre suas duas grandes paixões: Física e Aviação.

Professor nato e de inteligência singular, inspirou e incentivou muitos jovens santa-cruzenses como eu a mergulharem mais fundo no mar do conhecimento. Determinado, desde cedo aprendeu a língua inglesa e realizou um de seus grandes sonhos: viajar para várias partes do mundo (Inglaterra, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, entre outros). Foi um dos pioneiros ao trazer o estudo de Informática para Santa Cruz.

Dedicado à família, tinha uma das mais bonitas relações que um pai pode ter com seu filho, com respeito, amizade, atenção, companheirismo, dedicação, orientação e afeto.

Atualmente tinha três projetos: terminar sua graduação em Física, fazer Especialização em Matemática e o mais audacioso, construir um pequeno avião.

Apesar de não ser um homem de fé, deixa um forte e hoje raro testemunho de hombridade, de senso de justiça, de respeito pela pessoa humana e de honestidade. Nivaldo parte, de repente, sem avisar, deixando uma grande lacuna nos corações daqueles que, como eu, tiveram o privilégio de conviver e de aprender com ele.

6 comentários:

Anônimo disse...

Competando as palavras do amigo Marcelo, Nivaldo também me incentivou a busca do conhecimento, hoje tenho minha formação e minha área de estudo voltado para a tecnologia, graças as conversas e brincadeiras do nosso amigo Nivaldo, onde em minhas aulas sempre lembro e comento com os alunos as idéias que muitos achavam "utópicas" que o mestre nos ensinavam e tudo que ele dizia no passado se concretizou. Santa Cruz perdeu um dos seus homens mais inteligentes e sensatos. É muito triste saber que não vamos mais ouvir de sua boca as frases que o caracterizavão. "É CAIXAO E VELA PRETA, COMER GRAMA PELA RAIZ, SE VIRE MEU AMIGO" dentre outras. Eternas Saudades!!!!!

Anônimo disse...

É mestre, como disse Marcelo, sua partida repentina é uma grande perda. Você vai deixar muitas saudades!!! Estudei com você parte do meu ensino fundamental e médio. Foi com você que eu tive meu primeiro contato com o mundo da informática. A primeira feira de informática que eu fui foi você quem me levou. Nunca me esqueço de você dando aula naquelas manhãs do Cenecista, nas salas bem arejadas. Você com sua camisa da Alemanha, calça jeans lavada, tênis Adidas e uma mão no bolso de trás. Nunca vi você reclamar da vida ou mesmo chegar irritado. Tranqüilidade, paciência e equilíbrio eram com você mesmo. Você era uma das mentes pensantes de Santa Cruz! Você vai deixar muitas saudades mestre! Muito embora divergíssemos em questões de fé, a gente conversava tranqüilamente sobre qualquer assunto. Você também despertou em mim a paixão por Einstein e pela Teoria da Relatividade. Muito embora tenhamos nos afastado depois que saí do Cenecista, sempre que lhe encontrei você me saudava com um sorriso de sempre. Você vai fazer muita falta mestre. Você se foi muito cedo. Muitos alunos seus, inclusive eu, devem muito do que hoje são a você mestre. Em você mestre pode se encaixar perfeitamente uma frase dita por João Calvino: “Eu estudei para ser simples”. Eternas saudades mestre!

iron Gois disse...

Bom meu velho amigo Marcelo.
Só me resta apoiar teus comentários, e ressaltar que o homem que vive sem sonhos e sem ideais, nunca chega a lugar algum, e o nosso amigo Nivaldo era um sonhador nato, e corria atrás para realizar os seus sonhos atípicos para a nossa região que é voltada inteiramente para a confecção.
Um apaixonado pela aviação, assim como eu, fico então entristecido, por não ter tido a honra de velo realizar este sonho que seria um marco em sua vida e de nossa cidade, e mais um motivo de orgulho pra nós amigos dele.
Só nos resta a saudade e o prazer de ter tido como amigo uma pessoa de tanta personalidade, e a certeza de que Deus reservou um ótimo lugar a onde quer que ele esteja.
A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro. “Albert Einstein”

... disse...

Cada amigo que "sai de cena" desperta sempre o incômodo pensamento de que não convivemos o bastante, que poderíamos ter aproveitado mais o tempo de estar juntos, de conversar, de aprender mutuamente.
A desagradável surpresa de sua morte trouxe-me de volta tais pensamentos; e hoje não sinto saudade dele, mas vontade de tê-lo por mais tempo.
Mas o jogo acabou, o xeque-mate foi dado, o rei está deposto...

Marcelo Clemente disse...

Passei o dia inteiro de ontem tentando entender toda a situação, e por mais razões que eu pudesse encontrar, não conseguia apaziguar o espírito. Na mente sempre vinha o pensamento de protesto: poxa, Nivaldo não. Vai demorar um pouco para elaborar bem o que ocorreu.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.