quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

3ª Reunião da Câmara


A 3ª reunião da Câmara de Vereadores de Sta Cruz do Capibaribe ocorrida neste terça-feira (17/02/09) contou com um público bem menor do que os dois últimos encontros, talvez devido à proximidade do período de Carnaval.

Ernesto Maia foi o primeiro a fazer uso da palavra na tribuna. O vereador falou da necessidade de formalização das indústrias locais para serem capazes de concorrer com outras empresas e buscarem espaço em diferentes mercados. Ressaltou também a importância de representantes na política nos âmbitos estaduais e federais para ações em favor de nossa cidade. Citou o caso da Professora Socorro Maia que recentemente foi indicada como candidata única à presidência da Undime - PE (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

Deomedes, assim como nas duas últimas reuniões, fez um relato de suas atividades e conquistas recentes. O vereador falou de seu requerimento para realização do Mutirão da Cidadania para atender a parcela mais carente do município. Tratou também do tema segurança pública e lamentou a recente diminuição de efetivo da polícia militar.

Diogo Moraes falou de sua visita ao DER/PE (Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco) e informou que o órgão liberou a ordem de serviço para recuperação de alguns trechos da PE 160. O vereador falou também do encontro estadual em Limoeiro, neste dia 18/02, para discussão de políticas públicas destinadas aos jovens.

Dimas Dantas tratou do tema segurança pública e fez referência à afirmação do secretário de Defesa Social Antônio Varêda sobre o aumento da violência em nossa cidade. Segundo o secretário, tal fato se deve ao fechamento da cadeia pública de Sta Cruz do Capibaribe e com ele o fim do serviço de inteligência que monitorava os infratores recém libertos da prisão. Em seguida, o vereador defendeu a criação de um registro dos usuários de Cybers e Lan Houses em nosso município. Segundo o parlamentar, tal medida inibiria a prática de ações criminosas com o uso do computador.

O vereador Nanau também trata da questão da segurança pública, lamenta a redução do efetivo em nossa cidade e faz um apelo para a reposição de policiais. O parlamentar também falou da necessidade de se montar um esquema de segurança para evitar arrombamentos e saques a residências no período de Carnaval.

O vereador Zezin Buxin reclama de alguns problemas nas escolas municipais como falta de professores e de carteiras escolares. Em um aparte, o vereador Ernesto Maia explica que tal problema se deve ao aumento do número de alunos de um ano para o outro. Zezin aproveitou para criticar o pronunciamento do ex-prefeito José Augusto na rádio 101 sobre o não-pagamento de parte do salário de dezembro.

Júnior Gomes tratou do tema corrupção no meio político aproveitando a entrevista do Senador Jarbas Vasconcelos à Revista Veja.

Francisquinho, em tom exaltado, criticou o pronunciamento de ex-prefeito na rádio sobre a questão da folha de dezembro. O parlamentar disse que José Augusto falou de suas conquistas enquanto chefe do executivo, mas não explicou porque deixou o débito para o atual prefeito, Antônio Figuerôa. Afrânio também criticou o pronunciamento do ex-prefeito pela mesma razão.

Fernando Aragão fez ataques a Zezin Buxin e disse ao vereador que o funcionamento do setor público segue alguns procedimentos diferentes dos da iniciativa privada. Fernando Aragão aproveitou seu tempo na tribuna para fazer críticas à entrevista de Jarbas Vasconcelos à revista Veja.

3 comentários:

Anônimo disse...

Zezin Bush ta chei de loinha nesse novo mandato.

Anônimo disse...

Zezin Bush ta chei de loinha nesse novo mandato.

Anônimo disse...

Zezin Bush ta chei de loinha nesse novo mandato.