sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Segunda reunião da Câmara de Vereadores


A segunda reunião ordinária da Casa Dr. José Vieira de Araújo foi menos turbulenta que a primeira, mas não faltaram pontos polêmicos e troca de farpas entre os parlamentares. Segue um resumo dos principais temas trazidos para a tribuna.

Fernando Aragão, seguindo a mesma linha da reunião passada, preferiu ficar longe de polêmicas, procurando exercer uma posição mais neutra, uma vez que é presidente da Casa. Falou da importância da construção do asfalto que liga Pernambuco à Paraíba pelo sertão (trecho entre Jataúba e Sumé). Defendeu, inclusive, que tal obra seria mais importante do que a possível duplicação da PE 160 (trecho entre Sta Cruz e Pão de Açúcar).

Diogo Moraes seguiu a linha moderada da primeira reunião. Relatou sua ida, junto com o prefeito Antônio Figuerôa, à Brasília para o encontro dos prefeitos com o presidente Lula. Falou também de sua iniciativa para trazer o Centro de Formação Tecnológica para Santa Cruz do Capibaribe. Segundo ele, essa entidade tem o objetivo de preparar os jovens de nossa cidade para o mercado de trabalho.

Deomedes falou de seus requerimentos para calçamento de algumas ruas e do problema do sinal da operadora Tim em alguns bairros da cidade. Nanau relembrou algumas ações quando foi presidente da Casa, como o enxugamento da folha de pagamento devido à redução dos funcionários da Câmara.

Júnior Gomes adotou um discurso mais moderado do que o da semana passada, não entrando em atrito com o vereador da situação Dimas Dantas. Falou de suas visitas a alguns bairros e prédios públicos da cidade e denunciou a agressão ao Rio Capibaribe que, segundo ele, serve de depósito de sangue dos bois que são abatidos no matadouro público.

A polêmica ficou por conta dos vereadores Francisquinho, Afrânio e Ernesto Maia. Ernesto diz que a oposição faz ‘jogo de cena’ por ficar fazendo, segundo ele, acusações sem fundamento e com base em dados incorretos. Francisquinho novamente levantou a questão do não pagamento do funcionalismo público em dezembro e questionou o destino dos recursos. Entrou também nas questões polêmicas dos supostos escândalos da merenda e do lixo durante o governo José Augusto Maia. Afrânio falou da importância da oposição e seu papel fiscalizador, trocou farpas com Ernesto Maia e relatou suas visitas, junto com o vereador Jr. Gomes a alguns prédios públicos. Falou que o problema do açougue público já deveria ter sido resolvido há bastante tempo se o governo passado tivesse dado continuidade às obras do novo açougue deixadas pelo então prefeito Ernando Silvestre. Segundo o vereador, tal obra serve hoje de cemitério de carros da prefeitura municipal.

A surpresa da noite foi o discurso do vereador Zezin Buxin, conhecido por não fazer ataques à situação e adotar uma postura mais neutra. O vereador ironizou e criticou o pronunciamento do ex-prefeito José Augusto Maia sobre o não pagamento dos servidores públicos de parte do salário de dezembro.

Nenhum comentário: