sábado, 14 de fevereiro de 2009

Compras no supermercado: um preço na prateleira, outro no caixa

Ultimamente tenho tido o cuidado de conferir, um por um, o valor dos produtos no caixa dos supermercados. É mais comum do que geralmente se pensa a diferença de preço do produto indicado nas prateleiras e o preço deste no caixa. E não é só em Santa Cruz que isso ocorre, comigo já aconteceu em Campina Grande, Petrolina, Caruaru e Recife. O curioso é que a diferença sempre é para mais. Coincidência? O preço que deve prevalecer é o que está indicado na prateleira e/ou no produto, e não o preço que aparece no monitor do caixa, conforme sujere o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 31:

“A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.”

Outro hábito comum de alguns supermercados é dar confeitos como troco, caracterizando uma venda forçada. Parece uma quantia sem importância, mas imagine um supermercado de grande movimentação o quanto não fatura com a venda de balas no final do mês. E se você juntar todas as balas recebidas em um mês e for usá-las no caixa como moeda, vai receber um sonoro NÃO como resposta.

Portanto, é preciso muito cuidado na hora das compras para não sair no prejuízo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah, Marcelo! Valeu pela dica, sou muito distraída e agora que vou me tornar uma dona de casa tenho que estar ligada.