sábado, 14 de março de 2009

Propaganda dos Democratas: apelo à manipulação

Visando a eleição para presidência da República em 2010, o partido Democrata (ex-PFL) já começa sua campanha de ataques ao governo Lula. Nada mais natural no jogo político. Porém, o que chama atenção é a maneira com que a propaganda expõe os fatos.

Na propaganda que circula em rede nacional nos principais veículos de comunicação é feito um reenquadramento da afirmação do presidente Lula quando este diz que a crise nos Estados Unidos seria um Tsunami e no Brasil, se chegasse, seria uma marolinha (pequeníssima onda). A afirmação do presidente foi feita no dia 4 de outubro de 2008 em São Bernardo do Campo, quando a crise não tinha ganhado dimensões tão amplas, mas a propaganda democrata conduz o telespectador a pensar que foi dita há muito pouco tempo e que Lula estaria brincando com coisa séria, inclusive com a situação de muitos desempregados vítimas da crise.

Ocorre que o presidente errou em suas previsões sobre os efeitos da crise no Brasil, assim como erraram a maioria dos economistas. Mas erraram não por má-fé ou achismos, mas devido ao Brasil dispor de grandes reservas de capitais, bancos sólidos, ausência de bolhas de crédito e mercado interno fortalecido, o que possibilitava tal previsão otimista. Além disso, o presidente fez seu papel de chefe de Estado procurando diminuir o nervosismo dos investidores que aplicam seus recursos no mercado brasileiro.

3 comentários:

Anônimo disse...

vc esta de parabéns! os seus textos são ótimos!

Marcelo Clemente disse...

Leitor, obrigado pelo comentário!

Anônimo disse...

Admiro muito os seus textos, vc é uma pessoa inteligente, agora afirmar que Lula estava inocente quando afirmou que a crise ia ser uma marola, paciencia, Lula foi um bom presidente, mas o tempo do PT na presidencia passou, agora ée a vez do melhor ministro da saude de todos os tempos, vem ai JOSÉ para "SERRA" a corrupção do pais.
45 NELES SERRA.